Como cadastrar Lote e Validade de Produtos

Como cadastrar Lote e Validade de Produtos

 Através do sistema, você também pode controlar produtos que tenham Lote e Validade. Para que este controle seja possível, dentro do cadastro do produto esta configurações deve ser realizada.


Na seção Estoque, haverá o check box Produto Controlado por Lote que deverá ser marcado.


lote.png


Depois de cadastrado o produto com esta configuração, todas as operações de entrada ou saída de produtos no estoque, realizadas no sistema, solicitarão o lote e validade.

Acompanhe algumas destas movimentações abaixo:

 

Movimentações manuais

    Quando você realiza movimentações manuais no estoque, seja de entrada ou de saída, terá os campos de Lote e Validade disponíveis para preenchimento. O sistema salvará estes dados para controlar o restante das informações.


lote_validade.png


    Esta regra é válida somente para as movimentações manuais realizadas diretamente dentro do sistema. Movimentações realizadas através de planilhas Excel não considerarão Lote nem Validade.

 

Notas de Entrada - Compras

    Ao cadastrar a nota de entrada recebida de seu fornecedor, você também poderá informar qual o lote e a validade dos produtos que estão entrando no estoque.
    Para isso, na aba Produtos/Serviços, você adiciona o produto configurado anteriormente como produto controlado por lote. Neste exemplo, utilizaremos o Arroz Branco.




    Depois de adicionar o produto, clique no ícone Expandir antes do produto. Então os dois últimos campos disponíveis referem-se as informações de Lote e Validade. Lembre-se que o produto só entrará no estoque quando a nota de entrada for aprovada.

 

Pedidos e Orçamentos - Vendas

    Depois que o produto já estiver no estoque, com a respectiva informação de lote e validade, ele poderá ser vendido. Para isso, deverá ser criada uma venda (pedido ou orçamento) e o produto configurado como produto controlado por validade deve ser adicionado a venda.
    No momento que você clicar no ícone verde Adicionar Produto, o sistema automaticamente abrirá outra caixa suspensa com uma listagem de todos os lotes e validades que já entraram no estoque e suas respectivas quantidades. Na primeira coluna, você deve clicar no lote que você deseja adicionar.




Caso nao queira adicionar o lote neste momento, você pode clicar em Fechar.


Para adicionar o lote mais tarde, clique no ícone de lápis.


lote_no_pedido.png


Então haverá os campos de Lote e Validade, junto a eles haverá um ícone em forma de lupa.        Clicando neste ícone, abrirá a mesma caixa anterior, com a listagem de lotes, para que você selecione qual lote irá movimentar.

Lembre-se que o produto saíra do estoque apenas quando a venda for faturada.


    • Related Articles

    • Como cadastrar Lote e Validade de Produtos no ERP Person Cloud

      Através do sistema, você também pode controlar produtos que tenham Lote e Validade. Para que este controle seja possível, dentro do cadastro do produto esta configurações deve ser realizada. Na seção Estoque, haverá o check box Produto Controlado por ...
    • Produtos Lote / Validade

      Menu Relatórios – Submenu Estoque – Relatório Produtos Lote/Validade   Este relatório mostrará a quantidade de cada produto no estoque conforme o seu lote e validade. Assim, se você controlar seus produtos por lote ou validade, poderá utilizar este ...
    • Como cadastrar Produtos e Serviços

      É importante entender o cadastro de produtos, pois é a partir dele que você vai controlar o estoque, trabalhar com preços, definir comissões dos vendedores e definir as informações fiscais para que na nota fiscal esteja tudo correto. Para cadastrar ...
    • Como cadastrar Produtos Variáveis

      A diferença do cadastro do produto simples para o produto variável é que o produto simples é somente um cadastro único com suas próprias características e informações, enquanto o produto variável possui suas variações e seu cadastro é dividido com um ...
    • Como cadastrar Produtos e Serviços no ERP Person Cloud

      É importante entender o cadastro de produtos, pois é a partir dele que você vai controlar o estoque, trabalhar com preços, definir comissões dos vendedores e definir as informações fiscais para que na nota fiscal esteja tudo correto. Para cadastrar ...