Como configurar e utilizar a integração Bom Pra Crédito

Como configurar e utilizar a integração Bom Pra Crédito

Quando fizer uma venda para um cliente, irá utilizar a integração com o Bom Pra Crédito (BPC), onde o pagamento desta venda será efetuado através de financiamento / empréstimo. O BPC é uma plataforma que oferece aos clientes diversas opções de financiamento. Para usar de fato essa integração, é necessário ter uma conta no BPC, pois assim, ao vender para aquele cliente, é possível visualizar as possibilidades de financiamento diretamente pelo PERSON Cloud.

A função é a seguinte: Você registra vendas para clientes no PERSON Cloud e usa o Bom Pra Crédito para criar pagamentos. Uma vez que os dados do cliente estão configurados no PERSON, serão automaticamente encaminhados para o BPC, onde irão contatar o cliente por SMS ou e-mail, notificar com um link para continuar o seu registo, após o qual poderá concluir a aprovação do pagamento no sistema. Dessa forma, você recebe o total das vendas do BPC em um dia útil, e o cliente deve o valor diretamente ao BPC. Portanto, você não tem nenhum risco de não pagamento. Em contrapartida, o BPC cobra da sua empresa uma comissão com base no valor negociado, que pode ser paga em até um mês após a venda. Sabendo disso, o PERSON Cloud registrou o lançamento financeiro desta taxa de comissão para o BPC de acordo com a configuração realizada no centro de integração, que veremos a seguir.

Para realizar essa integração, acesse o menu lateral Central de Integrações > Financeiras.



Em seguida, clique em Adicionar Integração e selecione a opção Bom Pra Crédito.

Screenshot_8.png


Feito isso, clique em Conectar Conta.

Screenshot_10.png


Dessa forma, se abrirá um modal para realizar o preenchimento dos seguintes campos:


Screenshot_11.png


Nome da Integração: informe o nome que terá esta integração junto à Bom Pra Crédito;

Client_id: para obter essa informação, é necessário entrar em contato diretamente com a Bom Pra Crédito;

Client_secret: para obter essa informação, é necessário entrar em contato diretamente com a Bom Pra Crédito;

% Comissão de Venda BPC: informe a taxa de comissão que você paga para a Bom Pra Crédito sobre o valor total da venda;

Dia do Lançamento da Comissão: informe qual o dia que o sistema deve registrar como vencimento a comissão para para a Bom Pra Crédito;

Empresa: informe a empresa que possui essa integração com a Bom Pra Crédito.

Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar.

 

Após realizar essa configuração, é o momento de utilizar esse recurso. Portanto, o primeiro passo é inserir detalhadamente os dados do cliente, acessando o menu lateral Cadastros > Nova Pessoa.




Nesta nova tela, é necessário que você informe os seguintes dados:

  • Nome completo do cliente;
  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • RG;
  • Órgão Expedidor do RG;
  • Data Expedição do RG;
  • UF Emissor do RG;
  • IE, em caso de ser PJ;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Gênero;
  • Endereço completo.





Fique atento! Para utilizar a integração com a Bom Pra Crédito, é necessário preencher todos esses campos, pois a BPC utiliza esses dados para analisar a possibilidade de crédito para essa pessoa.

 

Feito isso, é o momento de realizar a venda para esse cliente. Portanto, acesse menu lateral Vendas > Novo Pedido.




Em seguida, preencha o nome do cliente, empresa, depósito e produto.




Após o preenchimento desses campos, clique em Salvar, no topo da tela.

Ainda na tela de edição da venda, vá até a aba Informações Financeiras, onde verá a opção Bom Pra Crédito. Ao clicar nesta opção, o sistema oferecerá para Criar Pagamento.




Neste momento, será exibida uma tela com as informações inseridas no cadastro da pessoa. Depois de conferido os dados, basta clicar em Criar Pagamento.

Screenshot_20.png

Sendo assim, o Bom Pra Crédito encaminhará um link ao seu cliente para que ele possa completar seu cadastro junto à BPC. Vale lembrar que será encaminhado por SMS ou e-mail, por isso que esses dados precisam estar corretos no cadastro do seu cliente.

Enquanto isso, na sua venda, o status desse pagamento consta como "Criado". A qualquer momento você pode consultar o status, clicando sobre o ícone de recarregar.



Ainda, existem 3 recursos a serem realizados:

  • Atualizar Pagamento: utilize esse recurso se deseja atualizar o preço de algum produto da venda, ou adicionar um novo produto. Somente poderá utilizar essa função caso ainda não tenha gerado as parcelas;
  • Visualizar Informações: esta opção serve para visualizar os dados do cliente, dados sobre a proposta selecionada e o histórico dos procedimentos realizados;
  • Obter Parcelas: ao selecionar esta opção, o sistema exibirá as condições de pagamentos oferecidas pela Bom Pra Crédito. Então você poderá verificar com seu cliente qual das opções ele gostaria de realizar esse empréstimo. Segue um exemplo abaixo:

Screenshot_23.png

São descritos os seguintes dados:

  • Valor por parcela;
  • Quantidade de parcela;
  • Valor total (com IOF);
  • Juros e taxas mensais e anuais;
  • Valor de IOF.

Ao clicar em Próximo e Anterior, você poderá verificar mais condições oferecidas de financiamento ao seu cliente, em que terão alterações dos dados descritos acima. Veja que no topo da tela contém a informação 1 - 4, ou seja, há 4 propostas disponíveis para selecionar a que desejar. Feito isso, basta clicar em Confirmar Pagamento.

Nesse momento, existe a possibilidade de que a Bom Pra Crédito retorne a informação que a solicitação para financiamento foi "Negada", conforme imagem abaixo. Nesses casos, realmente não há como utilizar esta solução, mas pode ser realizada uma nova tentativa em 30 dias.

Screenshot_22222.png

Por outro lado, em caso positivo, a Bom Pra Crédito reconhecerá o cliente e repassará o status como "Pendente".

Screenshot_37.png

Por fim, basta finalizar seu pedido no valor total da venda. Para isso, clique em Mais Ações e selecione a opção Aprovar Pedido.




Ao abrir o lançamento financeiro, informe os dados necessário e clique em Salvar.



Dessa forma, sua venda é finalizada e o seu cliente irá realizar o pagamento diretamente para a Bom Pra Crédito, conforme as condições de pagamentos selecionada. E o melhor de tudo é que você receberá o valor total da venda em até um dia útil.

 


    • Related Articles

    • Como configurar a integração Bis2Bis

      A Bis2Bis é uma plataforma avançada com as funcionalidades do Magento 1. Com ela, você poderá personalizar o seu e-commerce da forma que desejar, realizar vendas, vincular os produtos ao PERSON Cloud e gerenciar todas as atividades através dessa ...
    • Como utilizar o crediário no PDV

      Agora no PERSON Cloud, é possível consultar na tela do PDV os valores e boletos não pagos dos seus clientes, realizar o pagamento desses valores e se desejar, pode também gerar o boleto para o seu devido pagamento. Para utilizar essa funcionalidade, ...
    • Limite de Crédito

      Menu Relatórios – Submenu Financeiro – Relatório Limite de Crédito Este relatório mostrará seus clientes que tem limite de crédito definido, bem como apresentará os valores de vendas e recebimentos com base neste limite de crédito. Neste relatório, o ...
    • Como configurar a impressão direta em impressora térmica no Sistema ERP

      Como configurar a impressão direta em impressora térmica no Sistema ERP Disponibilizamos o aplicativo para a impressão direta de comprovantes de venda do PDV ou cupons fiscais em impressoras instaladas no computador. Este é um recurso extremamente ...
    • Como realizar o Vale Crédito de forma manual

      Vale crédito é um meio de pagamento muito utilizado no comercio. É utilizado como limite de crédito utilizado pelo cliente na próxima compra. Além de realizar Vouchers de crédito na devolução da mercadoria, os vouchers de crédito também podem ser ...