Como criar um catálogo virtual de produtos

Como criar um catálogo virtual de produtos

O catálogo de produtos é um material utilizado por muitas empresas atualmente, e permite apresentar ao cliente todos os produtos do seu interesse de forma simples e organizada. 

O Person Cloud permite que essa ferramenta seja disponibilizada de forma virtual através do e-mail. 

 

Quais são os passos que devo seguir para criar um catálogo virtual?

Primeiramente, vamos cadastrar os produtos e definir uma Categoria para cada um deles. Esta categoria é o que vai vincular o produto com o catálogo e, desta forma, não será necessário adicionar os produtos individualmente. 

Além da categoria, devemos selecionar o checkbox ‘Visível no Catálogo’ na aba ‘Dados’, na própria tela do cadastro de produtos. 




É importante lembrar de adicionar as fotos dos produtos também nesta tela, na aba ‘Fotos’.



Você pode adicionar uma descrição ao produto na aba ‘Informações Adicionais’, para que a busca do cliente tenha informações detalhadas. 




O segundo passo é cadastrar a Tabela de Preços e configurar a precificação dos produtos. 

 

Cadastrando um catálogo

Após ter ajustado seus produtos, podemos cadastrar e nomear um catálogo. Para isso, acesse o menu lateral Estoque, submenu Catálogos de Produtos, selecione a opção ‘Nova’. 

Defina um nome e informe a qual empresa ele pertence. 

É obrigatório informar uma tabela de preços, que será útil caso você precise diferenciar o preço do seu produto para as vendas via catálogo e vai permitir sua atualização automática.

E, por fim, informe qual categoria de produtos este catálogo irá abranger. Será a categoria informada dentro do cadastro do produto, informando a qual “grupo” ele pertence. 

Na mesma tela você pode definir se o preço das mercadorias estará visível no catálogo, bem como produtos sem saldo em estoque. 

Feito isso, você deve clicar em ‘Salvar’. 




Ao acessar a listagem de catálogos de produtos, você verá três ícones com opções distintas: um lápis, para fazer alguma alteração nos dados informados acima; um olho, para visualizar o catálogo como o cliente irá recebê-lo e uma lixeira, para excluir este cadastro. 




Como enviar o catálogo ao cliente?

Para isso, basta acessar a listagem de Catálogos e, ao selecioná-lo, o sistema lhe dará a opção de ‘Enviar Por Email’. Clicando nesta opção, você deverá informar o e-mail do destinatário e Enviar. 



                   



Visualização do Catálogo de Produtos

Ao receber e acessar o catálogo, o cliente irá visualizar as fotos dos produtos e seus respectivos valores, conforme imagem a seguir.







O cliente poderá buscar por um produto específico no campo de pesquisa, localizado na parte superior central da página. 

Logo ao lado, no canto superior direito da tela, haverá o ícone de Carrinho, correspondente aos produtos adicionados à sua lista de compras. 

Ao localizar o produto, será possível ‘Ver Detalhes’ dele, ao passar o cursor pela imagem. 


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Adicionando o produto ao carrinho

Há duas formas de realizar este processo. O primeiro, é na tela de listagem dos produtos catalogados. Ao passar o cursor pela imagem, será possível visualizar a opção “Adicionar ao Carrinho” sobrepondo o preço de venda. 

Desta forma, será adicionada uma unidade do produto ao seu carrinho.


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Para determinar outra quantidade a ser adicionada ao carrinho, será preciso clicar em “Visualizar Detalhes”, informar a quantidade desejada e ‘Adicionar ao Carrinho’. 

Finalizando o pedido através do catálogo

Após adicionar todos os produtos desejados, o cliente deverá acessar seu carrinho de compras para finalizar seu pedido.


mceclip11.png


Nesta tela, será possível finalizá-lo clicando no ícone verde ao final da página.

 

Confirmação dos dados do cliente

Para confirmar a compra, o cliente deve informar os dados conforme a imagem a seguir:


mceclip12.png


Se o cliente já estiver cadastrado no sistema, ao informar seu CPF/CNPJ os demais dados serão preenchidos automaticamente.

Caso contrário, ele deverá informar todos os dados de forma manual. 

 

Venda Finalizada






Quando a compra do cliente já tiver sido confirmada, o pedido de venda será finalizado e automaticamente cadastrado no seu menu de Vendas dentro do sistema. 

A partir daí, o pedido será faturado através do procedimento padrão do sistema, bem como a emissão da nota fiscal, dos boletos e demais documentos. 


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