Como Emitir NF-e de Devolução

Como Emitir NF-e de Devolução

Para realizar uma  NF-e de Devolução com sucesso, basta acessar o menu lateral Fiscal > Nova NF-e Avulsa




Já na tela de Nova NFe, os primeiros campos serão referente aos Dados da Nota Fiscal, sendo eles:

Série da Nota Fiscal: Este é a série da sua NF-e. Este número deve ser consultado com seu contador e alterado somente quando necessário, devido a chegada no limite de numeração de NF-e de determinada série ou expressa orientação do contador. 

Número da Nota Fiscal: Este é o número de sua NFe. Ele deve ser sequencial, ou seja, não devem ser "puladas" numerações ou repetidas numerações de NFe’s já emitidas, a fim de evitar a rejeição da NF-e junto a SEFAZ de seu Estado.

Tipo de Operação: Selecionar uma opção de acordo com o tipo da operação: Entrada ou Saída.

Finalidade da Operação: Selecionar a opção Devolução.

Operação com Consumidor Final: Sim ou Não, de acordo com a nota fiscal original. 



Os próximos campos que deverá informar, serão os Dados do documento referenciado:



Tipo de Documento Referenciado: NFe/NFCe,NF Modelo 1/A1, NFe Modelo 2 e ECF.

Chave de Acesso da NFe Referenciada: A Chave deve ser completa, sem espaçamento entre os números(44 dígitos).

Natureza da Operação: Ex: Devolução de compra para comercialização.

Este campo não precisa ser necessariamente a CFOP da operação, pode apenas ser uma simples descrição do motivo da operação.

 

Em seguida, as Abas que aparecem na tela e devem ser preenchidas são:

Emitente:  selecione a sua empresa. Importante lembrar que o preenchimento dos campos em vermelho são obrigatórios e devem estar válidos na Sefaz. 

Destinatário/Remetente: selecione o destinatário/remetente da NF-e. Importante lembrar que o preenchimento dos campos em vermelho são obrigatórios e devem estar válidos na Sefaz. 

Produtos: adicione o produto desejado, faça a edição do item e preencha os dados desta aba, além da aba ICMS, PIS, COFINS. Caso a nota tenha sido tributada por IPI, não deve ser preenchido na aba IPI e sim na aba Tributos Devolvidos, informando o percentual da mercadoria devolvida e o valor do imposto devolvido.

 

Salve a Nota Fiscal clicando em ‘Salvar’ presente no lado direito superior da tela, faça a Pré Visualização da sua Nota Fiscal clicando em ‘Pré Visualizar’ e então basta clicar em ‘Emitir NFe’. 

 

 Assim, ocorrerá o Envio da Nota para a SEFAZ , onde se for Autorizada a Uso, irá aparecer a mensagem “NF-e Emitida com Sucesso!”, sendo possível realizar a impressão da mesma. E caso falte alguma informação necessária para a emissão o sistema irá exibir uma mensagem de aviso de retorno da SEFAZ informando o que ainda está divergente para que seja possível a emissão da NFe.

 



    • Related Articles

    • Como emitir NF-e de Remessa

      Uma nota de remessa é emitida na circulação de produtos, sem que sua finalidade seja a venda das mercadorias. As empresas normalmente a emitem em caso de brinde, doação, consignação, conserto e transferências. Como padrão, significa que está ...
    • Devolução de Mercadoria

      A devolução irá ocorrer quando o cliente desistir de uma compra/venda que já foi efetuada. Nestes casos, o valor da venda será estornado no caixa bem como os produtos adquiridos voltaram ao estoque. Menu Vendas –  Operação do PDV Selecionando a opção ...
    • Como emitir um MDF-e?

      O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais utilizados na operação e/ou prestação, à unidade de carga utilizada no ...
    • NF-e Complementar

      Como emitir a NF-e Complementar? Acesse Menu lateral > Fiscal > Nova NFe Avulsa Essa é a parte que merece mais atenção. Muita gente não emite essas NF-es corretamente, o que causa uma tremenda dor de cabeça. Mas não fique preocupado, vamos ajudar. ...
    • Como emitir NFS-e a partir de um contrato

      A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um dos documentos fiscais que pode ser emitido pelo sistema. Para ter essa funcionalidade ativa no seu Person Cloud, é necessário solicitar uma homologação, enviando e-mail para nossa equipe através ...