Curva ABC Produtos

Curva ABC Produtos

Menu Relatórios – Submenu Vendas – Relatório ABC Vendas Produto


A Curva ABC é um método muito popular de categorização de estoque. Com este relatório, podemos ver claramente quais são os produtos mais importantes do mix da sua empresa.
Esse relatório pode ser filtrado por: Data de Cadastro, Aprovação do Orçamento, Aprovação do Pedido, Faturamento do Pedido. Fornecendo a possibilidade de resultados diferentes, que melhor se adequem a sua empresa.





2020-05-14.png


Este relatório foi criado baseando-se no argumento de que apenas uma pequena parte dos produtos que você oferece na sua empresa é responsável pela maior parte do faturamento. Em outras palavras, são os produtos que "mais valem a pena" serem vendidos na sua empresa. Trata-se então de uma classificação estatística de materiais, em que se considera a importância dos produtos, baseada nas suas quantidades e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada (ABC Clientes).

Com esses dados em mãos, o gestor pode evitar erros comuns, como ter poucas unidades no estoque de um produto que é um dos mais vendidos e cheio de unidades em estoque de um produto que não vende tão bem.

Há várias maneiras de descobrir e categorizar a Curva ABC. Pode-se utilizar o preço de custo como fator determinante, o que vai mostrar os produtos de maior valor do estoque, a qual é a forma mais utilizada atualmente. Mas também alguns administradores criam relatórios utilizando valor de venda, lucro, etc.

Atualmente, o Person Cloud efetua o cálculo da Curva ABC utilizando o preço de custo como fator determinante, que é a forma mais usada de Curva ABC, e permite fazer a análise por período, então você pode analisar mensalmente, diariamente, ou como desejar.


relatorio-abv.jpg


Veja que no relatório de Curva ABC do Person Cloud acima, possuímos diversos produtos A, B e C. Vamos entender um pouco o que significa cada letra.

Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas
Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas
Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas

Os produtos A são os mais procurados, por isso nunca podem faltar na sua empresa. Monitorar constantemente como está o saldo de estoque destes produtos e planejar a compra com bastante antecedência, reservando a verba necessária para tal, é essencial para sua empresa.

Mas será que os produtos B e C devem ser abandonados e tirados da minha empresa?

Na verdade, não. Os produtos B e C aumentam a estabilidade da sua empresa e acabam engordando o tíquete médio do seu cliente. Normalmente são comprados junto com os produtos A, fazendo com que a conta do cliente fique maior no final.


    • Related Articles

    • Curva ABC Clientes

      Menu lateral: Relatórios > Vendas > Relatório ABC Vendas Clientes Este relatório traz os clientes conforme suas compras em sua empresa, ou seja, conforme as vendas que você realizou. Os clientes são divididos conforme sua representação no total do ...
    • Produtos Lote / Validade

      Menu Relatórios – Submenu Estoque – Relatório Produtos Lote/Validade   Este relatório mostrará a quantidade de cada produto no estoque conforme o seu lote e validade. Assim, se você controlar seus produtos por lote ou validade, poderá utilizar este ...
    • Entrada de Produtos

      Menu Relatórios – Submenu Estoque – Relatório Entrada Produtos   Este relatório mostrará todas as entradas de produtos originadas de notas fiscais de entrada importadas ou cadastradas no sistema. O sistema considerará apenas as entradas via notas de ...
    • Enviando produtos ao Magento

      Depois que a integração com a plataforma Magento for concluída, você poderá enviar seus produtos para exibição na sua loja virtual. Para isso você deve acessar: Menu Estoque – Submenu Produtos – Editar Produto já cadastrado Esta ação poderá ser ...
    • Inventário de Produtos

      Você sabe exatamente quantos e quais produtos estão disponíveis no estoque da sua empresa em determinada data? Acompanhar essas informações é uma ação extremamente importante para o sucesso da organização, principalmente para quem deseja expandir os ...