Na nova tela haverá duas opções: a primeira (do lado esquerdo) é a planilha para cadastrar novos produtos e a segunda (lado direito) é para editar produtos já cadastrados no sistema.

Editando produtos já cadastrados


Alterar.png


Para exportar a planilha para editar em massa seus produtos ou serviços, clique no ícone de Baixar Planilha Contendo Todos Produtos. O sistema vai gerar um arquivo em formato .xls, que é uma planilha de Excel.


enviando_alterar.png


Altere os dados desejados, sem alterar o cabeçalho ou a ordem das colunas. Salve a planilha e importe novamente, clicando em Buscar planilha no meu computador e procure a planilha em seu computador.

LEMBRE-SE: respeite o tempo solicitado pelo sistema para edição de todos os produtos. Não tente importar uma planilha novamente, saia do sistema ou faça outro tipo de cadastro enquanto a planilha não tiver sua importação finalizada.

CUIDADO: está planilha fará somente a edição de produtos ou serviços já cadastradas no sistema, ela não realizará o cadastro de novos produtos ou serviços.

Cadastrando novos produtos


criando.png


Para exportar a planilha de cadastro de novos produtos em massa, clique no ícone de Baixar Planilha Modelo. Será gerado um arquivo .xls - planilha de Excel.
Você deverá preencher as colunas corretamente, sem alterar ou adicionar nenhuma coluna, nem modificar o cabeçalho.
Você também poderá copiar as informações de outra planilha e colar na planilha exportada do Person Cloud.


enviando_criando.png


Novamente dentro do sistema, na mesma tela que você exportou a planilha, clique no botão Buscar planilha no meu computador, selecione a planilha que você deseja importar e clique em abrir.

LEMBRE-SE: respeite o tempo solicitado pelo sistema para o cadastro de todos os produtos/serviços. Não tente importar uma planilha novamente, saia do sistema ou faça outro tipo de cadastro enquanto a planilha não tiver sua importação finalizada.

CUIDADO: está planilha fará somente o cadastro de novos produtos ou serviços no sistema, ela não realizará edição de produtos já cadastrados.

Preenchendo a planilha do Excel
Ao baixar a planilha Excel do sistema, terás o arquivo XLS para preencher. Serão 22 colunas para preenchimento. Abaixo você poderá conferir quais são elas e quais informações preencher em cada uma.
Coluna “Categoria”: Informe a categoria do produto que esta sendo cadastrado.
Coluna “Marca”: Informe a marca do produto que será cadastrado.
Coluna “Fornecedor”: Informe o fornecedor do produto que esta sendo cadastrado.
Coluna “CodigoNFe”: Informe o código do seu produto. Será este código que aparecerá na sua nota fiscal.
Coluna “NumeroSerie”: Informe o número de série do seu produto, se houver. Poderá ser informado somente um número de série.
Coluna “Nome”: Informe o nome do seu produto.
Coluna “EAN”: Informe o código de barras do seu produto, se houver. Poderá seu informado somente um código de barras.
Coluna “GrupoTributario”: Informe o grupo tributário do produto que será cadastrado.
Coluna “NCM”: Informe o código NCM do produto. Este código deverá ser informado com 8 dígitos, somente com números.
Coluna “CFOP”: Informe a Natureza de Operação padrão para as suas notas fiscais. Este código deverá ser informado com 4 números, sem símbolos ou espaços.
Coluna “Genero”: Informe o gênero do produto que esta sendo cadastrado, como Mercadoria para Revenda, Matéria-Prima, Produto Acabado, Serviço, entre outros.
Coluna “EstoqueUnidade”: Informe em qual unidade de medida será controlado seu estoque. Exemplo: caixa, unidade, metro, entre outros.
Coluna “PrecoCusto”: Informe o preço de custo do seu produto, em reais.
Coluna “LucroDinheiro”: Informe o lucro desejado sobre seu produto, em reais. O preço de custo e o lucro desejado irão compor o preço de venda do produto.
Coluna “Comissao”: Informe a porcentagem de comissão do vendedor sobre o produto que esta sendo cadastrado.
Coluna “UnidadeComercial”: Informe em qual unidade o seu produto será comercializado, por exemplo, caixa, unidade, metro, entre outros. Dica: normalmente a coluna de Estoque Unidade é igual a esta coluna.
Coluna “IPI”: Informe qual será a alíquota do IPI do produto cadastrado para suas notas fiscais de vendas. Ou seja, a alíquota que será calculada nas suas vendas.
Coluna “CEST”: Nesta coluna você informa o Código Especificador da Substituição Tributária, que é um código de 7 dígitos numéricos, que irá uniformizar e identificar as mercadorias em que incidem a Substituição Tributária e antecipação de ICMS.
Coluna “Prateleira”: Nesta coluna você informa em qual prateleira do seu depósito este produto será armazenado.
Coluna “PreçoMinimoVenda”: Informe qual será o preço mínimo pelo quais seus vendedores poderão vender o produto. O sistema não permitirá vendas abaixo do preço mínimo indicado nesta coluna. O preço R$ 0,00 informa que não existe preço mínimo.
Coluna “VisivelCatalogo”: Nesta coluna você informará se o produto poderá ser visualizado no seu Catálogo de Vendas. Se deve ser visível, preencha esta coluna com a palavra SIM, se não for, preencha com NÃO.
Coluna “OcultarNasVendas”: Informe nesta coluna se o produto será visível na sua tela de vendas, ou seja, poderá ser efetivamente vendido. Se deve ser visível, preencha com a palavra NÃO, se não deve ser visível, preencha com SIM.
Não se esqueça de salvar a planilha depois de preenchidas as informações.