Lembramos que esta nota não irá movimentar o estoque nem financeiro.

O primeiro campo a ser observado na emissão da nota fiscal é campo Tipo de Operação que estará disponível na seção Dados da Nota Fiscal, no início do preenchimento da nota. Você obrigatoriamente deverá informar o tipo de operação como Entrada.

Outra informação que você deve observar é a Natureza da Operação. Deverá ser selecionada uma CFOP que caracterize a entrada de importação.




Neste tipo de nota fiscal, também deverão ser observados os dados do destinatário da nota.




Na aba Destinatário deve ser marcada a opção em checkbox de Destinatário do Exterior. Marcando esta opção não será necessário informar o CNPJ, IE ou CEP do destinatário, uma vez que estas informações não existem nestas situações.

Porém será necessário preencher o código ID Estrangeiro deste destinatário.
No endereço, a cidade e estado já serão preenchidos automaticamente como EX (exterior). O usuário deverá informar o País e Código do País corretamente para que a nota seja autorizada.

 

Quanto aos produtos da nota fiscal, deverão ser observados os impostos deste produto.
Quando o produto for adicionado na nota fiscal, ele deverá ser editado no ícone em forma de lápis. Deverá ser marcada a opção Tributado por II, que abrirá mais uma aba específica para os dados de impostos de importação.




Após marcado o check box citado acima, aparecerá a sexta aba que é Impostos de Importação. Esta aba deve ser completamente preenchida, pois se algum campo estiver em branco, a nota não será autorizada.

As informações para o preenchimento destes campos estarão no Documento de Importação que você receberá do fisco ou da sua contabilidade.




Depois preencher esta aba em todos os produtos da nota fiscal, e preencher os demais campos da nota, a mesma poderá ser emitida.

Para isso você pode SalvarPré Visualizar e depois Emitir a NF de entrada de importação, assim como as demais notas. 

Após emitida, a nota estará disponível acessando Menu Financeiro - Submenu NF Emitidas.