Ordens de serviço

Ordens de serviço


As ordens de serviço permitem controlar todos os serviços que são prestados pela sua empresa. Para criar uma nova ordem de serviço, acesse:

Menu Prestação de Serviço > Nova OS




Na tela de cadastro de nova ordem de serviço, você encontrará as mesmas informações que a tela de cadastro de pedidos e orçamentos. As informações entre vendas e ordens de serviço ficam interligadas, sendo que toda OS gera também uma venda, para posterior faturamento.

A diferenciação ocorre pois na OS você terá uma seção adicional para preenchimento, com informações exclusivas sobre o serviço prestado.


Seção Ordem de Serviço
Esta seção estará localizada entre a seção Informações Gerais e a seção Informações Financeiras.




Nesta seção você tem os seguintes campos para preenchimento:
Data Abertura: selecione no calendário a data em que foi aberta a ordem de serviço.
Técnico: informe o técnico responsável, previamente cadastrado em: Cadastro Base > Pessoas.
Contrato: informe o número do contrato, se houver algum vinculado a esta OS.
Data visita: neste campo você informará a data e hora que você agendou uma visita com o cliente. Caso este agendamento não seja necessário, deixe este campo em branco.
Inicio da intervenção técnica: informe a data de inicio do trabalho técnico neste serviço.
Fim da intervenção técnica: selecione a data em que o técnico finalizou a ordem de serviço.
Ordem de serviço Concluída?: marque esta opção quando o serviço estiver concluído.
Ordem de serviço cancelada?: caso a ordem de serviço for cancelada, marque esta opção.
Problema: neste campo de texto livre você deverá relatar qual o problema identificado e que deve ser resolvido com o serviço a ser efetuado.
Laudo Técnico Geral: neste campo você informará um laudo do técnico geral para o problema relatado e resolvido na OS.
Outros laudos: caso seja necessário, você pode adicionar outros laudos secundários sobre o problema e a solução, além de informar qual o técnico responsável pelo laudo. Não se esqueça de clicar em Adicionar Laudo para que ele seja criado.


Informações do equipamento



Nesta seção você adicionará em qual equipamento o serviço foi realizado, ou os equipamentos da empresa que foram utilizados para a realização do serviço.
Código: informe um código para identificação do equipamento.
Nome: preencha o nome do equipamento, para que ele possa ser facilmente identificado.
Modelo: informe qual o modelo do equipamento em questão.
Observação: adicione alguma observação referente ao equipamento, se houver.
Fabricante: informe qual o fabricante do equipamento.
Após preencher todos os campos, clique em Adicionar Equipamento.

Cadastro de Veículos



Caso o serviço que sua presta seja de manutenção automotiva, nesta seção você adicionará as informações do veículo em que o serviço foi efetuado.
Modelo: informe qual o modelo do veículo em que o serviço foi realizado.
Placa: preencha a placa do veículo, com três letras e quatro números, sem informar símbolos ou espaços.
N° Série: digite o número de série do veículo, sem informar símbolos ou espaços.
Chassi: informe o número de chassi do veículo, para posterior consulta se necessário.
Após preenchidos os dados, clique em Adicionar Veículo.




Através do botão "Mais ações" no canto superior direito da tela, temos acesso a várias ações que podem ser aplicadas às OSs.



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