Qual a diferença entre certificado digital e token para emissão de NFC-e?

Qual a diferença entre certificado digital e token para emissão de NFC-e?

Certificado Digital

O certificado digital é um arquivo eletrônico que identifica quem é seu titular, sendo considerado como um Documento Eletrônico de Identidade. O certificado digital contem diversos dados utilizados para mostrar quem somos em transações realizadas de forma digital. Entre estes dados esta a chave publica, que é um numero público exclusivo e serve para validar a assinatura realizada em documentos eletrônicos.

Existem duas formas de certificado digital, são o tipo A1 e A3 e ambos são aceitos no sistema para assinar documentos fiscais.


O certificado A3 fica instalado em uma máquina a partir de um dispositivo externo. Isto limita a emissão de documentos fiscais apenas na máquina em que o certificado está instalado, por isso, ele não será aceito no Person Cloud.


Imagemcera3.jpg


Já o certificado A1 é um arquivo que fica no seu computador, não em um dispositivo externo. Este certificado será um arquivo no formato PFX que será importado ao sistema e permitirá que seja emitida uma nota fiscal de qualquer computador (inclusive tablet, notebook entre outros) trazendo maior flexibilidade para sua empresa.

certa1.jpg

Resumindo: o certificado digital é um arquivo que irá realizar a assinatura de todos os tipos de documentos fiscais emitidos pelo sistema.

 

Token para emissão NFC-e


Gerar-CSC-RS-CSC-Passo11.png


A NFC-e ou Cupom Fiscal Eletrônico vem com o propósito de substituir o cupom de fiscal em papel e a impressora fiscal. Ao emitir uma NFC-e, as informações são enviadas para a Secretária da Fazenda automaticamente no momento da efetivação da venda. Assim seu funcionamento é semelhante ao da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).
Os consumidores poderão solicitar o envio de seu documento fiscal via e-mail ou visualizar o cupom no site da SEFAZ através da leitura do QR-Code. Se ainda assim for necessário imprimir o documento, isto poderá ser feito em qualquer impressora convencional.

Para que este procedimento faça parte da realidade da empresa, é necessário solicitar a Secretária da Fazenda de seu estado um token para emissão de NFC-e. Este token é um código de segurança alfanumérico,  de conhecimento exclusivo do contribuinte e da Secretária da Fazenda, e é utilizado para garantir a autenticidade da NFC-e. Ou seja, ele será um código composto por números e letras, não será um arquivo. 

 Caso esteja com dúvidas, como solicitar e localizar o Token NFC-e, acesse o nosso infográfico Como gerar o CSC Token Para NFC-e.

 

Resumindo: o token de NFC-e é um código, composto por letras e números, utilizado exclusivamente para emitir cupom fiscal eletrônico, que é um documento fiscal.

    • Related Articles

    • Qual certificado digital é aceito pelo Person Cloud?

      O que é um Certificado Digital? O certificado digital é um arquivo que ficará em seu computador e tem a função de identificar sua empresa. Esta identificação pode ocorrer perante outras instituições ou sistemas, como por exemplo, bancos e a ...
    • Como importar o Certificado Digital A1

      Quando você já tiver o certificado digital no seu computador, ele deve ser importado para o sistema. Para realizar esta importação, acesse: Menu > Configurações -  Configuração NF-e ​ Na tela de configurações de emissão de NF-e, você deve preencher ...
    • Como sincronizar o Certificado Digital A3

      Para sincronizar o certificado Digital A3 com o sistema, é preciso realizar alguns passos para que não tenha problemas na emissão das suas notas fiscais. Primeiro passo é instalar os drivers do seu certificado digital, acessando o site de sua ...
    • Configuração de NFC-e

      Para realizar a configuração, é necessário que você tenha um certificado para a empresa, bem como o Token para NFC-e que é liberado pela Secretária da Fazenda do seu estado. Com estas informações em mãos, acesse: Configurações - NF-e - Novo (se já ...
    • Qual a diferença entre tipo e categoria de colaborador?

      O cadastro de Tipo de Colaborador irá informar a forma de contratação do colaborador que esta sendo cadastrado. Por exemplo: Estagiário, Assalariado, Terceirizado, entre outros. Já a Categoria de Colaborador será a categorização estabelecida entre os ...